Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Cases inovadores trazem destaque nacional para indústria fluminense de plástico

Empresários fluminenses expuseram seus produtos, por meio de um estande coletivo, na Feira Interplast

Empresários fluminenses expuseram seus produtos, por meio de um estande coletivo, na Feira InterplastFoto: Divulgação Sistema FIRJAN

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 31/08/16 17:47  -  Atualizado em  31/08/16 18:15

A indústria fluminense de plástico tem se destacado no cenário nacional com o lançamento de produtos inovadores. Para gerar visibilidade aos negócios locais, com o apoio do Sistema FIRJAN e do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), empresários associados ao sindicato participaram da 9 ª edição da Feira Interplast.

Por meio de um estande coletivo, onze empresas expuseram seus produtos no evento que é reconhecido por reunir os principais profissionais do setor de plástico do Brasil. Esta ação traz a oportunidade de apresentar o Rio de Janeiro como um polo industrial e fortalecer a atuação das indústrias fluminenses.

Para o vice-presidente do Simperj, Marcelo Oazen, o destaque da indústria fluminense é fruto do espírito inovador. “Fabricamos materiais com boa performance e alta tecnologia, pensando em atender às demandas das cadeias produtivas do país. Na Feira, nossa preocupação foi levar apenas produtos completamente inovadores, e pudemos observar o interesse de quem visitou nosso estande”, avaliou.

Entre os destaques do setor está o Toalet Descartável, patenteado pela FL Indústria de Produtos Descartáveis, desenvolvido para ser utilizado em casos de necessidades fisiológicas. Composto por um saco descartável com bocal emborrachado e zíper de segurança, possui em seu interior um sistema de cristais de gel derivados de celulose, que possibilita transformar líquidos numa substância gelatinosa, absorvendo 98% do odor das partículas líquidas. O Toalet Descartável pode ser descartado em qualquer lixeira sem que haja risco de contaminação pós-uso.

O diretor da empresa, Fernando Brites, explica que o produto foi pensado para atender a demanda dos hospitais, principalmente de pacientes da oncologia e cadeirantes. “O procedimento de uso é muito rápido, não deixa cheiro, não consome água e nem gera esgoto. Ao receber a urina, o produto a gelifica instantaneamente, o que otimiza o tempo do corpo de enfermagem, sem trazer desconfortos ao paciente”, observou.

Segundo Brites, além de fins hospitalares, o Toalet Descartável, que é um produto unissex, pode ser utilizado também por mulheres grávidas ou crianças em viagens longas. “A Agência Nacional de Aviação Civil publicou uma portaria indicando-o como produto de segurança do voo. Foram realizados diversos testes de qualidade que comprovaram sua eficácia e aplicabilidade”, indicou Brites.

Ainda na área da saúde, outro case de relevância é um novo conceito em utensílio de alimentação infantil hospitalar, desenvolvido pela Plastlab. Oazen, que também é diretor da empresa, explicou que o produto foi pensado para distrair crianças em tratamento hospitalar e incentivá-las a comer enquanto brincam. “A bandeja térmica tem tampas refil com desenhos de animais para serem coloridos. Com isso, a criança pode expressar sua criatividade e esquecer, mesmo por alguns instantes, que está no hospital. A estimativa é que ela gaste entre 45 minutos e uma hora com essa atividade”, explicou. Pensando na segurança, o produto é acompanhado por um talher inquebrável, o que evita a deglutição do plástico de utensílios descartáveis.

A Interplast aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto, em Joinville, Santa Catarina.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida