Portal Sistema Firjan
menu

Educação Executiva

Visão de Negócio e Tomada de Decisão: a competência chave do empresário gestor

  • Período do curso

    A definir

  • Carga horária

    16h

  • Horário

    A definir

  • Formato das aulas

    On-line e ao vivo

  • Inscrições até

    Encerradas

  • Investimento

    R$ 291,00**

*Aulas ao vivo nos dias 18/04, 25/04, 02/05, 09/05 e 16/05/2022.
**Valor total, sem desconto de empresa associada.

Amplie sua capacidade de tomada de decisão a partir de uma visão sistêmica dos negócios

Neste curso, você vai aprender a desenvolver análise sistêmica, criando a capacidade de integrar informações, construir cenários e avaliar riscos e oportunidades, para auxiliar na tomada de decisões.

Programa para Gestores de Micro, Pequenas e Médias Empresas

O programa surgiu a partir da escuta ativa realizada pela Firjan IEL aos empresários de pequenas e médias empresas do estado do RJ, com o objetivo de identificar as necessidades dos líderes no que tange à gestão de negócios.

9 módulos em diferentes temáticas e o gestor pode cursar um ou mais módulos de forma independente. Clique aqui e conheça os outros módulos.

16 horas por módulo

Formato on-line: síncrono e assíncrono

O gestor escolhe seu caminho de aprendizagem

Uso e disponibilização de ferramentas práticas

Para quem se destina

Empresários que buscam ampliar seu conhecimento para aumentar a performance das equipes e a produtividade de suas empresas

O que você irá aprender

  • 01. Papel do Empresário Gestor

    Construção da visão e estratégia, análise de cenários e riscos e tomada de decisão.

  • 02. Visão sistêmica dos negócios

    Definição de negócio, como ele se estrutura, quais os subsistemas que se relacionam e sua ambientação.

  • 03. Desenho Organizacional

    Ciclo de vida da organização. Cadeia de valor e interação entre os subsistemas.

Conteúdo progamático

Tomada de Decisão:
- Decisões estratégicas
- Etapas da tomada de decisão
- Estilo de decisão
- Método científico da tomada da decisão
- Plataforma digital Aulas on-line
- Método do estudo de caso
- Análise do contexto e entendimento de riscos e oportunidades]
- Diagnóstico e construção de alternativas
- Avaliação de alternativas e análise das implicações no negócio

Modelo de negócio:
- Visão sistêmica da interação entre as funções no negócio
- Ferramenta Canvas de Negócio
- Implicação das decisões nas diferentes funções e ações necessárias

Resultado esperado

O participante deverá ser capaz de analisar o contexto do negócio, identificar seu próprio estilo de decisão e cuidados a serem adotados e tomar decisões estratégicas de forma tempestiva e eficaz.

Benefícios

Aulas síncronas On-line e ao vivo, com interações entre os participantes, facilitando a formação de networking e a troca de experiências.

Atividades assíncronas Materiais complementares para aprofundamento, exercícios práticos, além de ferramentas para a aplicação do conhecimento na empresa.

Metodologia de ensino aplicada Método de estudos de caso para envolver os participantes em situações de decisão. As decisões serão debatidas em grupo a partir de novos conhecimentos e ferramentas.

Docentes especializados Corpo docente formado por especialistas com experiência de mercado que te ajudarão a aplicar o conhecimento de forma prática.

 

Corpo Docente

iel-curso-visao-negocio-joao-candido.png João Carlos Cândido  

Consultor e coach executivo. Foi Executivo de Gente e Gestão, atuando em Desenvolvimento Organizacional, Gestão da Estratégia, Recursos Humanos e Liderança. Com mais de 20 anos de experiência em empresas públicas e privadas, nacionais e multinacionais. Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo com formação em gestão de negócios pelo IBMEC/RJ e pelo IESE – Barcelona. Docente no curso MBA Gestão de Pessoas da LATEC UFF, na disciplina de Cultura e Poder nas Organizações e no IBMEC – RJ na disciplina de Gestão do Conhecimento.

 

Como se inscrever

Pessoa Física

Lideranças formais e informais que desejam realizar a inscrição e pagamento pelo curso por conta própria, sem intermédio de uma empresa. Para isso, precisam realizar sua inscrição preenchendo o formulário.

Pessoa Jurídica

Empresas que desejam inscrever um ou mais colaboradores no curso.

Modalidades de contratação:
• Inscrição de colaborador(es) em uma turma compartilhada ou
• Fechamento de turma para um setor/área da empresa com adaptação de alguns conteúdos à realidade do negócio (curso on-line in company).

As inscrições nas duas modalidades podem ser feitas pelo formulário.

Investimento por participante*

De empresa
Associada
ao Sindicato
Regimental**
Associada 
ao CIRJ*** 
Não associada
R$ 238,00 R$ 247,00 R$ 256,00 R$ 291,00
O valor do curso com desconto será encaminhado por e-mail após a realização da inscrição.  
** Empresas com classificação CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de indústria.  
*** Empresas que fazem parte da cadeia produtiva, fornecendo ou prestando serviços para a indústria.

 

Forma de pagamento

  • Cartão de Crédito (via link de pagamento on-line)

  • Boleto Bancário

Após a confirmação da inscrição, a opção selecionada de pagamento será enviada por e-mail (cartão de crédito ou Boleto Bancário).

Processo de matrícula

  • Inscrição Preenchimento do formulário de inscrição pelo participante.

  • Pagamento Recebimento do boleto* ou link de pagamento. Vamos enviar a confirmação do pagamento por e-mail.
    * Boleto com prazo de 7 dias úteis para emissão.

  • Matrícula Após confirmação do pagamento, aluno será automaticamente matriculado no curso.

Perguntas frequentes

  • 01. Como faço a inscrição no curso?

    As inscrições podem ser realizadas pelo formulário, localizado no início desta página. Consulte o item “Como se inscrever” para maiores detalhes

  • 02. Que valor pagarei pelo curso?

    O valor do curso é determinado pelo tipo de vínculo que a sua empresa tem com a Firjan. No item “Investimento por participante”, estão listados todos os descontos possíveis. Se desejar, você poderá enviar um e-mail com o CNPJ e a razão social da sua empresa para iel.educacao@firjan.com.br para saber o valor exato que pagará pelo curso. O valor do curso e a informação sobre o desconto também serão encaminhados por e-mail, após a realização da inscrição pelo formulário. Caso tenha interesse em associar a sua empresa à Firjan para obter benefícios, acesse: https://www.firjan.com.br/associese/default.htm.

  • 03. Quais são as formas de pagamento?

    Pessoa Física: o pagamento pode ser realizado ou por cartão de crédito, por meio do envio de link de pagamento on-line, ou por boleto bancário. As orientações sobre a forma de pagamento que escolher (cartão ou boleto) serão enviadas para o email cadastrado no momento da inscrição em até 2 dias úteis. O prazo de vencimento do boleto é de até 7 dias úteis após a data de emissão. Caso opte por cartão de crédito (via link de pagamento on-line) o pagamento será feito através da MaxiPago.

    Pessoa Jurídica: o pagamento é faturado para a empresa de acordo com a negociação estabelecida e registrada em proposta comercial. Neste caso, será emitido um boleto bancário para pagamento com vencimento acordado entre as partes.

  • 04. Existe algum tipo de processo de seleção após a inscrição no curso?

    Não há processo seletivo. Os cursos de Educação Executiva da Firjan IEL são destinados a gestores e líderes formais e informais de empresas. Durante o preenchimento do formulário de inscrição, o participante deve informar se está de acordo com o perfil. Caso não se enquadre no público-alvo, encaminhamos para os cursos da Educação Profissional da Casa Firjan: https://casafirjan.com.br/educacao/cursos.

  • 05. O curso precisa de um quórum mínimo para acontecer?

    Sim, a confirmação do curso está condicionada ao alcance de um número mínimo de matrículas. Caso esse número não seja atingido, o curso poderá ser adiado ou cancelado.

  • 06. Quais são os procedimentos de cancelamento de matrícula?

    O participante que cancelar sua inscrição até a data de início do curso será ressarcido em 100% (cem por cento) dos valores efetivamente pagos. O participante que cancelar sua inscrição com o curso já iniciado será ressarcido proporcionalmente, de acordo com a carga horária cursada. O ressarcimento, prioritariamente e por razões de segurança, será efetuado por depósito bancário no prazo de até vinte dias úteis, contados da data do requerimento. O pedido de cancelamento deverá ser encaminhado para o e-mail iel.educacao@firjan.com.br. Não haverá restituição do valor pago tampouco transferência para outra turma caso o participante não ingresse no curso e não efetue o cancelamento antes do início do mesmo.

  • 07. Como faço para me inscrever em mais de um curso?

    Você precisará entrar na página de cada curso do seu interesse e preencher o formulário de inscrição correspondente ao título, clicando no botão “Inscreva-se”, localizado no início da página. Para visualizar nosso portfólio completo, acesse: https://www.firjan.com.br/iel/educacaoexecutiva/educacaoexecutiva.htm.

  • 08. Se eu não efetuar o pagamento do boleto bancário no prazo tem alguma multa?

    O participante e/ou empresa responsável que deixar de efetuar o pagamento até a data do vencimento da parcela incorrerá em mora, e o valor devido será acrescido de juros de 1% (um por cento) ao mês e multa moratória de 2% (dois por cento). Caso o participante permanecer inadimplente, a Firjan IEL poderá, a seu critério, solicitar a inscrição do seu nome em entidade de proteção ao crédito ou protesto na forma da lei.

  • 09. Qual é a infraestrutura necessária para realizar o curso?

    Para realizar as aulas, é necessário que o participante disponha de um computador com acesso à Internet, que lhe permitirá ingressar nas plataformas de ensino, realizar atividades complementares e participar de aulas on-line sem prejuízo do conteúdo.

Não encontrou sua dúvida acima? Entre em contato conosco por e-mail (iel.educacao@firjan.com.br) que te auxiliaremos

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida