Em comemoração ao Dia da Indústria de 2013, o Sistema FIRJAN promoveu debate sobre o futuro da indústria, no dia 23 de maio (quinta-feira), na sede da Federação. O evento “Futuro da Indústria. Indústria do Futuro” trouxe a discussão dois temas fundamentais para o aprimoramento dos processos industriais e para tornar a produção fluminense mais competitiva nos cenários nacional e internacional: manufatura digital e shale gas (em tradução livre, gás de xisto).
Para debater e propor uma reflexão sobre esses temas, o evento foi estruturado na forma de painéis, oficinas temáticas, por segmentos de atuação empresarial, e exposição. No dia 23 de maio, na parte da manhã, o empresariado fluminense foi convidado a participar de quatro oficinas sobre manufatura digital, destinadas aos segmentos da Construção Civil, Têxtil e Confecção, Indústria Criativa e Metalmecânica.
À tarde, o empresariado fluminense pôde participar de um dos dois painéis que foram realizados simultaneamente, sendo um de Manufatura Digital e outro de Shale Gas. Para finalizar a programação do Dia da Indústria com chave-de-ouro, empresários e universitários do estado do Rio puderam conhecer a exposição “A Revolução Tecnológica da Manufatura Digital”, que apresentou as mudanças em curso e a necessidade de se dar um passo à frente na indústria brasileira, com foco em inovação e recursos tecnológicos de última geração.
Na exposição, o SENAI Rio mostrou de perto as soluções de manufatura digital aplicadas nas etapas do processo produtivo das empresas.