Portal Sistema Firjan
menu

A Firjan SENAI SESI presta informações, assessoria, e articulação em relação às linhas de financiamento disponíveis por diversas instituições em âmbito nacional e internacional, inclusive pelo SENAI SESI Departamento Nacional.

Com isso, a Firjan SENAI SESI é a porta de entrada para a Indústria obter apoio no mapeamento dos recursos disponíveis, de acordo com seu perfil e áreas de interesse.

Tipos de Recursos e oportunidades disponíveis (ATUALIZADO EM 7/10/2021):

RECURSO INDIRETO

Incentivos Fiscais

São renúncias fiscais concedidas pelo governo para promover o investimento empresarial em Pesquisa e Desenvolvimento, Cultura ou Esporte mediante mecanismos diversos. É uma ótima opção para projetos de Inovação e Responsabilidade Social.

Lei Federal de Incentivo à Cultura e ao Esporte

A Lei Federal de Incentivo à Cultura e a Lei Federal de Incentivo ao Esporte recebem propostas para patrocínio através de recursos do Imposto de Renda.
Fonte 1
Fonte 2

Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte

As Leis Estaduais de Incentivo à Cultura e de Incentivo ao Esporte, do Rio de Janeiro, recebem propostas de projetos para patrocínio com recursos do ICMS.
Fonte 1
Fonte 2

Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte

As Leis Municipais de Incentivo à Cultura e Fomento ao Esporte, da Prefeitura do RJ, recebem propostas a serem habilitadas ao patrocínio através de recursos do ISS e IPTU.
Fonte 1
Fonte 2

Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005)

Conheça o principal instrumento de estímulo às atividades de PD&I nas empresas brasileiras. Saiba como a Lei do Bem pode ser utilizada na sua instituição.
Fale conosco

Investimentos Obrigatórios

O investimento obrigatório em projetos de P&D é um mecanismo estabelecido pelo Governo Federal para promover o ecossistema de inovação no País, estimulando a pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico, transportes, petróleo, gás natural e biocombustíveis e de telecomunicações.

Subcrédito

Um número crescente de empresas têm considerado, para além dos meios tradicionais de financiamento, a opção de contratar linhas mais atrativas que estimulam uma reflexão sobre o impacto social. Existem alguns tipos de iniciativas contempladas nessas linhas: no âmbito da empresa, que tem como público-alvo os funcionários, suas famílias, fornecedores ou clientes; ou no âmbito da comunidade, beneficiando o entorno dos empreendimentos.

RECURSO DIRETO

Linhas de Crédito

Crédito concedido às instituições de todos os portes, do micro à grande empresa para desenvolvimento de projetos de PD&I, Capital de giro, aquisição de mercadorias, equipamentos e itens necessários à atividade empreendedora Obras de reforma Melhoria/Ampliação das instalações do empreendimento.

Não reembolsáveis

Apoio financeiro, a fundo perdido, concedido para a execução de projetos de desenvolvimento científico e tecnológico, de infraestrutura de pesquisa, bem como de capacitação de recursos humanos.

RECURSOS SENAI SESI

Bolsa de Estudos (OS 01/2017)

Trata-se de uma complementação no desenvolvimento de colaboradores das empresas industriais. Seu direcionamento principal é o desenvolvimento humano, técnico e gerencial dos executivos, atendendo assim as necessidades específicas da empresa.

Plataforma Inovação para a Indústria

Conheça as categorias: Startup.Tech, Missão Industrial; Chamada Regional; Agenda Tech; Aliança Agroindustrial; Empreendedorismo Industrial; Parcerias Internacionais; Habitats de Inovação; Rota 2030: empreendedorismo Industrial – Aliança Industrial; Rota 2030: Empreendedorismo Industrial – Desafios.
Fonte

Termo de Cooperação Técnica Financeira (TCTF)

É um instrumento firmado pelo SENAI ou SESI com empresas conveniadas. Tem por objetivo ofertar programas de capacitação profissional, sem ônus para o trabalhador ou a empresa, focado em educação profissional e tecnológica; promoção da saúde, do bem estar social e segurança do trabalho.
Fonte

RADAR DE RECURSOS PARA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E INCENTIVOS FISCAIS

Edital de Inovação para a Indústria SESI SENAI

Conheça as categorias: Aliança Industrial, Aliança Agroindustrial, Empreendedorismo Industrial, Parcerias Internacionais, Habitats de Inovação, Rota 2030 - Aliança Automotiva, Rota 2030 - Desafios Automotivos, Soluções Digitais de Saúde e Segurança, Tecnologias Educacionais.

Prefeitura do Rio - Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS)

A Prefeitura do Rio democratiza e simplifica a Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. Parte dos patrocínios feitos pelas empresas será destinada a projetos de produtores culturais sediados nas zonas Oeste e Norte da cidade, exceto Barra da Tijuca.

FINEP em Inovação e Pesquisa

Seleção pública de propostas de Instituições para formação de redes voltadas à atuação nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores terrestres e autopeças.

Edital da Faperj para mobilidade urbana

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lança Programa de Apoio à Projetos Científicos e Tecnológicos em Mobilidade Urbana – 2021. Entre eles, de logística de transportes urbanos e veículos coletivos autônomos.

Edital da Faperj para armazenamento de energia

Edital em apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Geração e Armazenamento de Energia – 2021. Na lista, energia eólica, incluindo micro geração; energia solar com alta eficiência e baixo custo, incluindo células fotovoltaicas, entre outros.

Faperj lança edital para segurança pública

Edital de Programa Apoio a Projetos de Inovação no Campo da Segurança Pública – Ciências Forenses 2021. Entre outros temas, de química forense e antropologia forense.

Fundação DOEN da Holanda

Edital para interessados em desenvolver projetos na área de assistência social, ciência e tecnologia, desenvolvimento comunitário e meio ambiente. Com recursos de US$ 5.000 a US$ 300.000.

Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005)

Conheça o principal instrumento de estímulo às atividades de PD&I nas empresas brasileiras. Saiba como a Lei do Bem pode ser utilizada na sua instituição. Fale conosco!

PRAZO DETERMINADO DE INSCRIÇÃO

Fundo Socioambiental BNDES

Apoia projetos de caráter social, nas áreas de geração de emprego e renda, saúde, educação, meio ambiente e/ou vinculadas ao desenvolvimento regional e social, que proporcionem benefícios sobre as condições de vida das populações de baixa renda. Data limite para solicitações na modalidade Apoio Continuado: 15/10/2021.
Fonte

Edital Catalisar 2021 – FCC S.A

O edital tem por finalidade oferecer a população em situação de vulnerabilidade social e econômica projetos alinhados a inclusão social, educação e desenvolvimento integral e geração de trabalho e renda. Encerramento das inscrições em 15/10/2021.
Fonte

MetrôRio Edital de Seleção de Projetos Socioambientais 2021

Concede apoio financeiro a iniciativas de projetos focados na cultura, educação, esporte e meio ambiente, que buscam contribuir na promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico dos territórios em situação de vulnerabilidade social, localizados no entorno das estações das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio. Os interessados devem se inscrever até 18/10/2021
Fonte

Edital Furnas Socioambiental 2021

Destina-se à seleção de iniciativas que envolvam a conservação da biodiversidade brasileira e dos serviços ecossistêmicos promovendo a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Encerramento das inscrições em 20/10/2021.
Fonte

Edital Furnas Social – Edição 2021

Pretende selecionar iniciativas que promovam a redução das desigualdades e proteção aos direitos humanos de suas populações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Inscrições até 20/10/2021.
Fonte

Edital FAPERJ nº 37/2021 – Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha.

Tem como objetivo apoiar ações que promovam o dinamismo econômico do território da Rocinha com base em ciência, tecnologia e inovação (C&T&I) em diversos segmentos. Submissão de propostas até 29/10/2021.
Fonte

Prêmio FUNARTE Festivais de Música 2021

Esta seleção pública tem por objetivo premiar vinte e quatro projetos relacionados a festivais de música com reconhecido destaque em âmbito nacional. Dessa forma, busca-se apoiar a continuidade dos festivais que contribuem para o fortalecimento do setor musical brasileiro. Encerramento das inscrições em 01/11/2021.
Fonte

Edital MAPFRE Patrocínios Incentivados

Incentiva projetos que promovam a cultura, a educação, a preservação do meio ambiente, a proteção aos direitos humanos, a igualdade de gênero e as diversidades étnica e cultural, o esporte, a saúde e a qualidade de vida em diversas regiões brasileiras. Encerramento das inscrições em 01/11/2021.
Fonte

Edital FAPERJ nº 42/2021 – Programa de Apoio à Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas no Estado do Rio de Janeiro InovAÇÃO RIO 2021

Incentiva projetos que promovam a cultura, a educação, a preservação do meio ambiente, a proteção aos direitos humanos, a igualdade de gênero e as diversidades étnica e cultural, o esporte, a saúde e a qualidade de vida em diversas regiões brasileiras. Encerramento das inscrições em 01/11/2021.
Fonte

Edital FAPERJ nº 42/2021 – Programa de Apoio à Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas no Estado do Rio de Janeiro InovAÇÃO RIO 2021

Estimular a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em MPMEs, além de incentivar projetos de Desenvolvimento e Inovação por meio do aporte de recursos financeiros de fomento e financiamento, no intuito de ampliar sua competitividade no mercado e fortalecer suas atividades inovadoras. Submissão de propostas até 30/11/2021.
Fonte

PRAZO CONTÍNUO DE INSCRIÇÃO

FINEP Inovacred 4.0 – Apoio e Financiamento

Apoia a formulação e implementação de soluções de digitalização que abarquem a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.
Fonte 1
Fonte 2

Instituto Claro

Investe e patrocina projetos que promovam impacto social e ambiental e tragam entretenimento, conteúdo e muita diversão para a sociedade. Para participar desta seleção os projetos devem estar alinhados às áreas de atuação do Instituto: Cultura, Esporte, Educação, Cidadania e Meio Ambiente, e aprovados pelas Leis de Incentivo Estaduais e Municipais.
Fonte

Instituto Lojas Renner S.A

O Instituto recebe projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte e nos Fundos do Idoso e para a Infância e Adolescência, que fomentem o empoderamento feminino e que contribuam, de forma direta e/ou indireta, para a construção de um ambiente fértil para o seu protagonismo.
Fonte

Klabin Transforma - Banco de Projetos

Apoiar iniciativas que estejam alinhadas à Política de Doações e Patrocínios da Klabin, que possui quatro linhas de atuação: desenvolvimento local, educação, cidadania por meio da cultura e esporte e educação ambiental.
Fonte

Natura Startups

Conectar Natura&Co Latam com empreendedores para acelerar a inovação e impulsionar a cultura, com papel ativo para o desenvolvimento do ecossistema.
Fonte

Fundo Socioambiental Caixa

Apoia projetos e investimentos de caráter socioambiental com foco na população de baixa renda. As áreas apoiadas são: Habitação de interesse social; Saneamento ambiental; Gestão ambiental; Geração de trabalho e renda; Saúde, educação, esporte e cultura; Justiça; Segurança Pública; Alimentação e desenvolvimento institucional; Desenvolvimento rural.
Fonte

Fundo Aeroespacial

Apoia empresas nacionais que desenvolvam tecnologia de ponta e a cadeia produtiva da base industrial dos setores aeronáutico, espacial, de defesa, segurança, integração de sistemas, com responsabilidade social e sustentabilidade.
Fonte

FONTE DE RECURSO INTERNACIONAL

Black Founders Fund

É uma iniciativa do Google for Startups para investir recursos financeiros, sem qualquer contrapartida ou participação societária, em startups fundadas e lideradas por empreendedores negros e negras no Brasil. O objetivo da iniciativa é ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e apoiar empreendedores negros e negras que estão construindo negócios com alto potencial de crescimento. Inscrições até 28/02/2022.
Fonte

Global Innovation Fund

Investe em inovações sociais que visem melhorar a vida e as oportunidades de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento. Fluxo constante de inscrições.
Fonte

DOEN Foundation

Apoiar projetos sociais nas áreas de energias sustentáveis, economia solidária e empreendimentos sociais. Fluxo constante de inscrições.
Fonte

Programa AgroStart – BASF

Busca soluções agrodigitais para enfrentar os desafios dentro e fora do campo. A BASF, empresa química líder em inovação, e a ACE, premiada como a melhor aceleradora de startups da América Latina, unem-se em um programa pioneiro para desenvolver e promover startups focadas em soluções para o agronegócio, o AgroStart. Fluxo constante de inscrições.
Fonte

 

Tem interesse em receber nossa assessoria gratuita?

Envie suas informações e entraremos em contato

QUERO MARCAR
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida