Portal Sistema Firjan
menu

Eventos

 

Evento

Festival Futuros Possíveis

 

Casa Firjan

Esta programação pertence à Casa Firjan

O que é

Com pensadores nacionais e internacionais, além de painéis, oficinas e experiências interativas, que tiveram a incrível curadoria do nosso Lab de Tendências, o festival convida você a refletir sobre os desafios do futuro. Vamos conhecer os futuros possíveis?

Para quem é

Empresários, executivos, makers, empreendedores e profissionais em geral

Valor

R$ 220,00

Local

Casa Firjan
Rua Guilhermina Guinle, 211
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ

  • Data

  • Horário

  • Título

  • 08 de Dezembro de 2018
  • 08h às 21h

Detalhes

Com pensadores nacionais e internacionais, além de painéis, oficinas e experiências interativas, que tiveram a incrível curadoria do nosso Lab de Tendências, o festival convida você a refletir sobre os desafios do futuro. Vamos conhecer futuros possíveis?

Programação:

8h | Credenciamento e café da manhã de boas-vindas
9h30 | Abertura
Imaginando Futuros
Futuros distantes, especulação, ficção, metodologias e técnicas

Seria possível olhar para futuros distantes a partir do presente e das pistas que ele nos oferece, de forma concreta, para além da ficção e do campo da especulação?

9h50 | Palestra

LAB DE TENDÊNCIAS CASA FIRJAN

Macrotendências 2019-2020

10h30 | Palestra

PETER KRONSTRØM

Head do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America. Membro do conselho consultivo do Consulado Geral da Dinamarca e do Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo.

11h30 | Painel 1

Sinais de futuros, ficção e especulação

LIDIA ZUIN

Jornalista, mestre em semiótica e doutoranda em artes visuais pela Unicamp. Head do núcleo de inovação e futurismo da UP e pesquisadora na Envisioning.

FERNANDO GALDINO

Designer, etnográfo, pesquisador. Reside na Alemanha, atuando como pesquisador de futuros em diferentes países da Europa, de onde analisa tecnologias e comportamentos emergentes para antecipar possíveis desdobramentos futuros.

THIARA CAVADAS

Head de pesquisa e atualmente desenvolvedora da metodologia da Envisioning, empresa que cria relatórios interativos sobre o futuro baseados em tecnologias emergentes.  Liderou projetos de pesquisa para instituições como a ONU, a Força Aérea da Suíça e empresas como Lego, Amil e Unilever.

Habitando Futuros

Sociedade do futuro, educação, trabalho e recursos disponíveis

Como funciona a adaptação da sociedade a cenários de grande transformação? Quais aspectos sociais precisamos debater para construir esses futuros?

14h30 | Bate-papo

ALEXANDRA FARAH 

Jornalista especializada em moda e tecnologia, fundadora da WeAr Brasil, empresa que busca a transformação digital da indústria da moda, e colunista na revista Vogue.

15h | Painel 2

Futuros da alimentação e recursos

GUSTAVO GUADAGNINI 

Diretor da The Good Food Institute, empresa voltada para o desenvolvimento de produtos alimentícios de origem vegetal e de carne cultivada em laboratório.

LUIZ FILIPE CARVALHO

Engenheiro e mestre em engenharia de materiais formado pela UFSCar. Atualmente, fundador da Hakkuna, empresa que busca introduzir o uso de proteína de insetos na alimentação humana.

16h | Palestra

HRUND GUNNSTEINSDOTTIR 

Membro do Fórum Econômico Mundial e do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico para Inovação da Islândia e roteirista e codiretora do documentário InnSæi (2016), que explora a arte de prosperar, liderar e inovar em uma era de distração e transformação.

Coexistências Futuras

Tecnologia, conectividade, percepção, política, relações, ética

Quais são os novos arranjos sociais possíveis, intermediados por tecnologia? Quais os desdobramentos do humano biológico neste cenário? Que tipo de reflexões éticas e estruturais esses arranjos nos trazem?

17h30 | Painel 3

Sociedade intermediada por tecnologia, estruturas organizacionais e reflexões éticas

EDUARDO CUDUCOS 

Sociólogo, desenvolvedor de software e pesquisador. Líder do Programa de Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Cofundador da Operação Serenata de Amor, projeto de tecnologia que usa inteligência artificial para auditar contas públicas e auxiliar no controle social.

MAYUMI SATO 

Sócia e diretora da Sexlog, uma das maiores redes sociais de relacionamentos do Brasil. Idealizadora do Cínicas, portal sobre sexualidade, relacionamentos e feminismo.

FÁBIO DUARTE

Cientista no Senseable City Lab, do MIT. Professor de gestão urbana na PUC-PR. Consultor de planejamento urbano e transporte para o Banco Mundial.

19h | Palestra

NEIL HARBISSON

Reconhecido oficialmente como o primeiro ciborgue do mundo, Neil possui uma antena implantada no crânio. É artista audiovisual, ativista e cofundador da Cyborg Foundation e da Transpecies Society.

20h | Show

LUMEN CRAFT

Lumen Craft tem surpreendido ouvintes com um show que os impulsionou a palcos de eventos como o festival MECA, com edições em São Paulo e no Instituto Inhotim em Minas Gerais - onde dividiram os holofotes com Oh Wonder!, Miami Horror, Jorge Ben Jor e Karol Konka. 

Não espere apenas uma apresentação comum de música eletrônica, pois a banda explora diferentes aspectos da composição musical como a canção, uso de efeitos para subversão de timbres guitarrísticos, solos improvisados, sintetizadores e uma mistura de batidas de trip hop, trap, indie, dub step e house.

Essa fusão musical ainda conta com uma instalação de leds digitais que juntos criam uma experiência sinestésica que costuma hipnotizar o público.

 

OFICINAS

Inscrições no local

Sujeito a lotação

Sem pré-requisito

11h30 | Oficina: Data Future Design

Com um universo de dados disponíveis, a qualidade da informação será central tanto para empresas quanto para a sociedade. Empresas de Big Data serão as novas commodities e a diferenciação estará na capacidade analítica e nos times que irão gerenciar as organizações do futuro. Estamos preparados para esse desafio? Nesta oficina, iremos explorar cenários e conhecer os elementos necessários para pensar e criar produtos de dados com potencial inovador.

LETÍCIA POZZA

Cientista de dados e especialista em big data social, arquitetura e visualização da informação. Membro da equipe de cientistas da Cappra Data Science, onde liderou projetos de inteligência de dados para grandes empresas como Rede Globo, Itaú, Do Bem e Globosat.

14h | Oficina: Future Driven Innovation 

Vamos fazer uma viagem para o futuro trazendo insights e soluções inovadores para o presente? A metodologia exploratória do Copenhagen Institute for Futures Studies é uma ferramenta para pensar fora da caixa e gerar ideias. Trabalharemos em grupos com análises de macrotendências para enxergar as mudanças na sociedade e antecipar modelos e ecossistemas de negócio.

PETER KRONSTRØM

Head do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America. Membro do conselho consultivo do Consulado Geral da Dinamarca e do Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo.

FÁTIMA RENDEIRO 

Diretora Nacional de Mídia da Propeg, Associated Partner do Copenhagen Institute for Futures Studies, Conselheira do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, Mestre em Gestão da Economia Criativa, pela ESPM Rio e Life & Personal Coach, especializada em Psicologia Positiva.

17h | Oficina: Wearables - Tecnologia como segunda pele

E se você pudesse comunicar com sua roupa? Ou se a sua roupa transmitisse o que você está sentindo? Essa tecnologia já está entre nós! Os famosos wearables ou tecnologias vestíveis são interfaces interativas próximas ao nosso corpo. Vamos entender como criá-los e prototipar interações usando a ferramenta LilyPad.

IANE CABRAL

Designer de wearables e CEO/ Idealizadora do Setor W – um Lab pop up de discussão e  pesquisa em processos eletrônicos, tecnológicos e experimentais relacionados a Indumentária na busca de multissensorialidade e disposições do corpo em relação a interfaces interativas.

FELIPE LARANJA

Educador na área de automação industrial, é instrutor no FabLab da Firjan SENAI e facilitador no desenvolvimento de protótipos usando fabricação digital e eletrônica.

* Programação sujeita a alteração.

Compre agora o seu ingresso

Comprar
Voltar para Casa Firjan
Casa Firjan nas redes
/casafirjan/casafirjan

Mapa

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida