Desafios | Construção Civil | Sistema FIRJAN

Visões do Futuro - Sistema FIRJAN
Início Desafios Ações Educação Notícias

Desafios

O documento “Construção Civil: Desafios 2020” é o resultado de um trabalho conjunto entre o Sistema FIRJAN, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e importantes lideranças empresariais e acadêmicas do setor, ao longo de 2013. O objetivo é apresentar ao empresariado da cadeia produtiva da Construção Civil caminhos em prol do aumento de produtividade e de competitividade da indústria do setor.

O processo de elaboração desse estudo foi dividido em quatro fases: a motivação (o cenário), a construção da visão mundo e de Brasil, análises e propostas e, por fim, os resultados. A equipe técnica do estudo teve sempre a preocupação de unir elementos técnicos à realidade percebida pelas lideranças do setor.

Para a construção desse documento, além do uso das mais diversas bases de dados disponíveis, a FGV realizou benchmarking na Alemanha e uma pesquisa junto a 159 empresas, especialistas e fornecedores do setor e, por fim, organizou um workshop com importantes lideranças empresariais.

Os principais resultados desse trabalho representam os desafios ao desenvolvimento do setor e apresentam as linhas de ação propostas pela FGV, além de direcionamentos formulados pelas próprias lideranças do setor. Dentre os resultados, listam-se a incorporação de novas tecnologias ao sistema produtivo das empresas e melhorar a atratividade para a carreira da construção civil.

Acesse, abaixo, o sumário do estudo “Construção Civil: Desafios 2020”. Em breve, será disponibilizada nesta página a versão completa do estudo.

Saiba mais

Ações do Sistema FIRJAN