Arena SESI Matemática multiplica diversão

Arena SESI Matemática multiplica diversão

 

A cidade do Rio de Janeiro foi palco, de 27 a 30 de abril, do Festival da Matemática, evento que marcou o início do Biênio da Matemática no Brasil 2017-2018. A Arena SESI Matemática, que foi uma das atrações do evento, atraiu mais de nove mil pessoas. O Festival contou ainda com oficinas, exposições, mostra de filmes, palestrase teatro. No mesmo período, as 17 Escolas SESI de todo o estado do Rio também vivenciaram essa festa dos números.

O Festival, realizado pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), tinha o objetivo de popularizar a disciplina. A tarefa pode parecer difícil devido ao preconceito que existe em relação aos números, mas não há como negar que eles estão em todos os lugares das nossas vidas. Muitas vezes, de maneira bem divertida!


Fotos: Fabiano Veneza

“A Arena foi um sucesso. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar atividades interativas ligadas à matemática de forma lúdica, desmistificando a disciplina e contribuindo para que estudantes e familiares percebam como ela pode ser interessante e divertida, sem deixar de ser complexa”, conta Hélio Braga, coordenador da Divisão de Matemática.

Quer saber como? A gerente de educação básica do SESI Rio, Hozana Cavalcante, explica:

“Na Arena SESI Matemática os visitantes experimentaram a matéria de um jeito diferente daquele que normalmente se vê em sala de aula: triciclo com rodas quadradas, games, labirintos, quebra-cabeças, Lego e uma máquina que faz você verificar se a ordem dos fatores altera mesmo o produto”.

De maneira simples e interativa, foi possível aproximar as pessoas da Matemática sem deixar de lado a imaginação! 


As atividades da Arena SESI Matemática foram oferecidas, gratuitamente, na Nave do Conhecimento do Engenhão, no Engenho de Dentro, e na Escola Sesc. Conheça algumas delas:


Saiba mais:

Festival da Matemática

Programação da Arena

Arena SESI Matemática