Portal Sistema Firjan
menu

O Centro de Inovação SESI em Higiene Ocupacional tem como objetivo prevenir, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais que podem ocasionar doenças ocupacionais. Além de aumentar a produtividade e a competitividade com medidas que:

• Reduzem absenteísmo

• Melhoram o estilo de vida e a saúde do trabalhador

• Reduzem doenças, acidentes e fatores de risco

Este Centro conta com uma estrutura laboratorial de ponta para desenvolver projetos em PD&I, e também com pesquisadores altamente qualificados. Nos botões abaixo você pode saber mais baixando o PDF ou navegando pelo Flipbook.

Baixe o PDF Flipbook

 

 

Em 2017, a área de Segurança do Trabalho e as unidades operacionais da FIRJAN foram certificadas (pela QS Zürich AG) na qualidade pela ISO 9001:2015, no escopo "Desenvolvimento, Comercialização, Operacionalização de Serviços de Avaliação Ambiental na área de Higiene Ocupacional voltado a geração de informações para Gestão de Segurança Ocupacional". 

Logo ISO - site.jpg

Certificação da ára de
Segurança do Trabalho da FIRJAN

Linhas de pesquisa

O Centro de Inovação SESI em Higiene Ocupacional trabalha com diversas linhas de pesquisa, que incluem métodos de amostragem, marcadores biológicos e moleculares de exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, toxicologia ocupacional, análise de doenças ocupacionais, exposição a agentes químicos e processos admissionais de trabalhadores envolvidos em atividades de risco.

Um dos projetos em destaque é visa reduzir a exposição dos trabalhadores das plantas industriais aos Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs), muito usados pela indústria e altamente tóxicos. A solução vem de duas tecnologias inovadoras:

Sistema baseado em nanocompostos – Nanoestruturas de carbono quimicamente modificadas atuam como agentes removedores de VOCs do ar, funcionando como filtros em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);

Tecnologia de fitorremediação – Inserção de bactérias em plantas que, inseridas nas indústrias, serão capazes de absorver e metabolizar VOCs do ambiente interno, atuando como um agente filtrante.


Centros de Inovação SESI

O Centro de Inovação SESI em Higiene Ocupacional é um dentre os oito Centros de Inovação SESI espalhados pelas diversas regiões do país. Além deste voltado para a Higiene Ocupacional (RJ), existem os de Ergonomia (MG), Fatores Psicossociais (RS), Prevenção da Incapacidade (BA), Longevidade e Produtividade (PR), Tecnologias para Saúde (SC), Economia para Saúde e Segurança (CE) e Sistemas de Gestão em SST (MS).

Todos os Centros trabalham de forma integrada, antecipando as demandas da indústria e desenvolvendo linhas de pesquisa para novos produtos e serviços. O foco é sempre a saúde e a segurança do trabalhador, que exercem influência direta sobre a competitividade e a produtividade da indústria. Por isso, o SESI promove ambientes de trabalho seguros e saudáveis por meio de:

• Serviços
• Cursos
• Diagnósticos
• Exames
• Programas legais
• Consultorias

Dúvidas? Fale com o Centro de Inovação SESI em Higiene Ocupacional.

E-mail

 

 

Quer tornar sua empresa ainda mais competitiva?

Entre em contato conosco que iremos avaliar os produtos e serviços mais adequados ao seu negócio.

Formulário Chat
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida