Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Sistema FIRJAN

ViraVida forma jovens em situação de vulnerabilidade social

Formatura de 82 jovens participantes do Vira Vida foi realizada no Teatro SESI Jacarepaguá

Formatura de 82 jovens participantes do Vira Vida foi realizada no Teatro SESI JacarepaguáFoto: Divulgação

23/11/17 19:57  -  Atualizado em  24/11/17 18:10

O Teatro SESI Jacarepaguá foi palco da formatura de 82 alunos do programa ViraVida, que neste ano contemplou jovens das comunidades da Rocinha e arredores. Durante 10 meses, os estudantes, entre 15 e 22 anos, receberam capacitação profissional nas áreas de Operador de Computador e Assistente Administrativo no SENAI Laranjeiras. Desde 2011, o ViraVida preparou 343 adolescentes em condições de vulnerabilidade social.

Alexandre dos Reis, diretor regional do SENAI, destacou que é por meio da educação continuada que esses jovens poderão escolher em qual área irão atuar dentro do mercado de trabalho de forma digna e promissora. “A iniciativa oferece a esses estudantes a possibilidade de conseguir um emprego, garantindo renda e sustento para eles e suas famílias. O ViraVida, ao propiciar essa oportunidade, transforma não só a vida dos participantes, mas, também, de toda a sociedade”, pontuou.

De acordo com Valcides Araújo, superintendente de Articulação Institucional e Programas do Conselho Nacional do SESI, além de qualificar os alunos, o programa tem a missão de trabalhar a parte comportamental para prepará-los para a vida institucional: “O Conselho tem a esperança de que esses meninos sejam introduzidos na indústria por meio do conhecimento que adquiriram durante o curso. Ressalto a importância das parcerias para viabilizar essa iniciativa tão importante para o futuro do país”.

O formando em Operador de Computador, Fábio Ramos, de 17 anos, destacou que, graças ao projeto, ele pôde conhecer um mundo diferente, com perspectiva de um futuro próspero. “Meu próximo passo será me engajar no mercado de trabalho através dos estudos, realizando novos cursos que irão fazer com que eu obtenha cada vez mais conhecimento. Quero fazer faculdade e lutar por uma vida melhor para a minha família”, contou.

Desenvolvimento

O ViraVida é um programa desenvolvido pelo Conselho Nacional do SESI em parceria com a FIRJAN para elevar a autoestima e a escolaridade dos participantes, com aulas de educação continuada em português, matemática e educação para o mundo do trabalho. O processo socioeducativo é baseado em cursos profissionalizantes, construídos a partir do alinhamento das demandas de cada mercado e do perfil e expectativa dos jovens. Além disso, os alunos participam de atendimentos psicossociais voltados ao resgate de autoestima, dos valores e fortalecimento de vínculos familiares.

“Após o curso de qualificação profissional no SENAI, que tem 160 horas, e do trabalho psicossocioeducativo com a equipe técnica esses estudantes são encaminhados para os programas de Jovem Aprendiz por intermédio do nosso técnico em empregabilidade. Se aprovados, eles podem entrar no SESI ou em empresas externas”, observou Celso Cunha, coordenador do ViraVida.

Concomitante ao evento, foi realizada uma exposição, com relatos dos alunos do ViraVida sobre como eles observam a comunidade onde moram. A ideia foi retratar, a partir de diferentes perspectivas, o olhar desses adolescentes na relação com o seu território.

A formatura aconteceu em 22 de novembro. 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida