Para Empresas

Notícias

Qualidade de Vida

Sistema FIRJAN oferece Programa de Adequação à NR 12

NR 12 regulamenta normas para segurança do trabalho

NR 12 regulamenta normas para segurança do trabalhoFoto: Fabiano Veneza

22/07/15 16:14  -  Atualizado em  15/08/16 12:03

O Sistema FIRJAN oferece às empresas fluminenses uma consultoria que ajuda os empresários a realizar as adequações no parque industrial exigidas pela Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12). Trata-se do Programa de Adequação à NR 12 desenvolvido pela Gerência de Segurança do Trabalho da Federação, considerado referência pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O programa foi realizado a partir das dificuldades relatadas pelos empresários. Ele levanta as condições de todo o maquinário e verifica como se adequar às exigências da norma. A ideia é desenvolver nas empresas essa metodologia para simplificar a complexidade do texto da NR 12, reduzir o custo para realizar as alterações no maquinário e colocar as mudanças em prática no menor tempo possível. A consultoria é realizada por meio de um convênio com o Sebrae, o que reduz o custo dos serviços para a empresa, que paga apenas 20% do valor total.

No momento, o programa está em andamento em 23 empresas do Sul Fluminense associadas ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Barra Mansa e Volta Redonda (Sipacon). Além da indústria de panificação, outros setores já adotaram o programa, como o metalmecânico, gráfico, de cerâmica vermelha e de marcenaria.

A metodologia é dividida em seis etapas:

- 1ª etapa: levantamento fotográfico e de dados das máquinas, identificando os dispositivos de segurança existentes e suas características

- 2ª etapa: elaboração do inventário a partir das informações coletadas e inseridas no documento padrão

- 3ª etapa: entrega e apresentação do Inventário de Máquinas e Equipamentos para os representantes da empresa

- 4ª etapa: levantamento de dados para elaboração do Plano de Adequação com visita de um consultor técnico da Federação para produção de material fotográfico e de dados de máquinas, identificando as zonas perigosas

- 5ª etapa: elaboração do Plano de Adequação de Máquinas e Equipamentos a partir das informações coletadas e inseridas no documento padrão, onde constará a apreciação dos riscos das máquinas e equipamentos da empresa e o cronograma de ações elaborado com o representante da empresa

- 6ª etapa: entrega e apresentação do Plano de Adequação de Máquinas e Equipamentos para os representantes da empresa

Após a consultoria, o Ministério do Trabalho e Emprego fiscaliza as empresas sob regime do Programa Especial de Fiscalização, que fica atrelado ao cronograma contido no Plano de Adequação, montado pelo Sistema FIRJAN conforme disponibilidade financeira da empresa.

A norma e a adesão ao programa

A NR 12 foi criada em 1978 para regulamentar as normas de segurança no manuseio do maquinário. A tecnologia avançou e a norma sofreu alterações ao longo dos anos. Ela estabelece procedimentos para prevenção de acidentes no uso de máquinas e equipamentos.

A adesão ao programa é realizada por intermédio do sindicato da categoria que, por sua vez, faz a solicitação ao Sistema FIRJAN.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida