Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Sistema FIRJAN

Programa Pulsar forma profissionais do SESI para atuarem com pessoas com deficiência

Formandos foram capacitados com foco no desenvolvimento de competências estratégicas para o cenário paradesportivo

Formandos foram capacitados com foco no desenvolvimento de competências estratégicas para o cenário paradesportivoFoto: Renata Mello

21/09/16 11:40  -  Atualizado em  28/09/16 16:04

Capacitar profissionais de educação física, psicologia, fisioterapeutas e assistentes sociais  do SESI para que possam desenvolver atividades com pessoas com deficiência conforme suas limitações e possibilidades. Esse é o objetivo do programa Pulsar, cuja formatura da primeira turma foi realizada no último sábado, dia 17, na Casa da Alemanha, na praia do Leblon.

O curso, realizado ao longo de seis meses, teve foco no desenvolvimento de competências estratégicas com ênfase no cenário paradesportivo, com aulas práticas e teóricas. O programa foi dividido em dez módulos: História, Fundamentos Médicos, Sociologia, Psicologia, Fundamentos de Treinamentos, Saúde, Nutrição, Fisioterapia, Comunicação e Apoio na Educação Física Escolar. Também foram realizadas oficinas práticas de basquete sobre rodas, vôlei sentado, futebol de 5 e natação.

Professora de natação e polo aquático no SESI Vicente de Carvalho, Flávia Sotelo, diz que a experiência valeu a pena. “Eu já tinha vivência com pessoas com deficiência, mas a gente costuma trabalhar baseado só no sentimento. Agora nós temos conhecimento necessário para atuar de maneira adequada a cada aluno, principalmente no auxílio psicológico que é tão importante nesses casos”, diz ela.
 

IC_pulsar1.jpg
O diretor de Saúde Integrada e Sustentabilidade da FIRJAN destacou o compromisso da Federação com a inclusão social


O Pulsar é fruto de uma parceria inédita com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e o Instituto Superar, e tem o apoio da B.Braun, na qual a partir de uma metodologia da Universidade de Esportes de Colônia, na Alemanha, 55 profissionais do SESI, de unidades espalhadas por todo o estado, foram capacitados por meio de um Curso de Extensão para a Educação Física Adaptada. O diretor de Saúde Integrada e Sustentabilidade do Sistema FIRJAN, Luiz Ernesto Guerreiro, participou da cerimônia de formatura e destacou que o programa reforça o compromisso da Federação com a educação, inclusão social e qualidade de vida.

De acordo com a coordenadora do Pulsar, Viktoria Rohde, a ideia foi aproveitar o espírito olímpico da cidade para deixar um legado para o estado. "Muito se fala em inclusão, mas não em como preparar profissionais que vão lidar com pessoas com deficiência. Com maior conhecimento de causa, é possível passar o máximo de aprendizado a elas. Percebemos essa carência no Brasil e resolvemos trazer o curso da Universidade de Esportes de Colônia, especializada no assunto na Alemanha, para os profissionais daqui", conta.

Formandos vão aos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Logo após a realização da última aula do Programa Pulsar, na sexta-feira, dia 16, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto atletas de alto rendimento paradesportivo. Eles foram assistir a uma partida de rugby de cadeira de rodas das Paralimpíadas Rio 2016.

Um dos presentes foi o professor de Educação Física do SESI Resende, Tobias Rosa, para quem essa foi uma forma especial de encerrar o curso. “Essa capacitação mudou minha visão e abriu meus horizontes em relação às pessoas com deficiência. E ver pessoalmente um jogo profissional é concretizar o pensamento de que nós podemos fazer a diferença na vida delas, ajudando na superação dos seus limites”, disse ele.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida