Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade / Sistema FIRJAN

Prazo para entrega de Inventário de GEE termina em junho

13/03/18 10:24  -  Atualizado em  21/03/18 16:45

Empresas obrigadas a entregar o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) devem se movimentar: o prazo limite vence em 30 de junho. A FIRJAN alerta para o tempo de produção do documento, que envolve coleta de dados e emissão de relatório preliminar para verificação de entidade de terceira parte (organismo verificador devidamente credenciado pelo Inmetro). Somente após essas etapas é possível emitir o relatório final.

Por meio do IST Ambiental, a FIRJAN auxilia as empresas a cumprirem tal obrigatoriedade. O tempo médio necessário para emissão do inventário gira em torno de cinco semanas.

A entrega do Inventário de GEE é anual, e exigida para as seguintes atividades empresariais: aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto, indústrias químicas e petroquímicas, de petróleo, de produção de alumínio, de produção de cerâmicas, de vidro, siderurgia, termoelétricas a combustíveis fósseis e unidades de processamento de gás natural.

Paulo Furio, gerente do Centro de Tecnologia, observa que, além de cumprirem a legislação, as indústrias aprendem a realizar uma gestão mais inteligente com informações geradas pelo inventário: “As empresas visualizam oportunidades de melhorias em seus processos de modo a torná-los mais eficientes, gerando mais produtividade e reduzindo custos. Vale lembrar que o inventário é o primeiro passo para desenvolver projetos de redução de emissão e melhoria da pegada de carbono”.

Ele chama atenção para o modelo de cálculo criado pelo IST Ambiental para medição das emissões de indústrias dos mais diversos setores. “Desenvolvemos uma modelagem personalizada para cada cliente, considerando as especificidades de cada processo industrial analisado”, destaca Furio.

As empresas interessadas em contratar o serviço devem enviar e-mail para inventario.gee@firjan.com.br .  Empresas associadas à FIRJAN contam com desconto para contratação do serviço.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida