Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia do Rio

Pesquisa da FIRJAN aponta que empresário industrial fluminense está otimista para 2018

28/11/17 16:40  -  Atualizado em  28/11/17 16:51

O indicador de expectativas do Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado pelo Sistema FIRJAN, registrou 53,9 pontos em outubro, o maior nível desde abril de 2014. O dado revela que os empresários do estado estão otimistas para 2018, principalmente por conta dos indicadores referentes à economia brasileira e à situação das empresas. Os entrevistados esperam escoar sua produção para outros estados e países e, com isso, aumentar a compra de matéria-prima.

A perspectiva positiva na esfera nacional se deve à continuidade do crescimento do PIB e queda da taxa de desemprego, além de projeções de maior crescimento da produção industrial e da entrada da reforma trabalhista em vigor. Com relação à economia fluminense, a pesquisa ainda aponta pessimismo. Os desafios nas áreas de segurança e finanças públicas limitam a confiança dos industriais em relação à recuperação da economia local.

O resultado geral do Icei-RJ, composto pelos indicadores de condições atuais e expectativas, ficou em 51 pontos, voltando a apresentar otimismo entre os empresários fluminenses após três anos e meio. Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial Brasileiro (Icei-BR) registrou 56 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem, sendo que valores acima de 50 indicam aumento ou otimismo.

Clique aqui e acesse o Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense. 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida