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Educação / Cultura

Firjan SESI integrará estudo de Artes em seu currículo

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Publicado em 17/09/2018 14:43  -  Atualizado em  17/09/2018 14:55

Iniciativa inédita do Sistema Indústria vai integrar o estudo das artes ao ensino das quatro principais competências escolares: Linguagem, Matemática, Ciências da natureza e Ciências Sociais.

Inspirado no Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas e a partir de metodologia baseada no modelo STEAM (termo em inglês que conceitua a união de ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes), nasceu o programa ACESSE (Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI). A ação será inicialmente implantada como piloto em sete escolas de quatro estados: Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul. 

A primeira etapa começou mês passado, com a capacitação de professores e coordenadores pedagógicos das escolas que receberão o projeto inicialmente. Durante o treinamento, os professores conheceram diversas práticas pedagógicas de articulação entre arte e o currículo escolar, como, por exemplo, trabalhar em sala de aula com oficinas para montagem de pequenas obras, maquetes ou produtos, tendo nas exposições do Prêmio Marcantonio Vilaça um laboratório experimental. No Rio, a exposição foi exibida no Museu Histórico Nacional, no Centro.

Da Firjan SESI, foram selecionados oito professores, das unidades de Jacarepaguá e de Nova Iguaçu. “Esse projeto, além de viabilizar a visitação da mostra, ajuda a criar uma cultura escolar que contemple as artes contemporâneas. Fazer nossos professores como multiplicadores desse ensino, como está sendo feito, é essencial”, ressalta Fabio Rodrigues, analista de Educação Básica da federação.

O Prêmio
Criado em 2004, em suas seis edições o Prêmio já contemplou 30 artistas e três curadores com bolsas de trabalho para a produção de obras que circularam por várias cidades em exposições itinerantes. Para a edição 2017-2018, a iniciativa recebeu inscrições de 637 artistas e curadores de todas as regiões do Brasil.

 
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