Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Sistema FIRJAN

FIRJAN promove encontros de negócios com produtores internacionais na RioContentMarket

Espaço Sistema FIRJAN recebeu delegações internacionais e nacionais

Espaço Sistema FIRJAN recebeu delegações internacionais e nacionaisFoto: Fabiano Veneza

10/03/17 15:46  -  Atualizado em  13/03/17 09:52

Fazer networking em um mercado plural como o audiovisual é um dos caminhos para potencializar a geração de negócios. Em busca de novas oportunidades para empresa do setor, o Sistema FIRJAN e o Sindicato da Indústria Audiovisual (Sicav), promoveram encontros de negócios entre os produtores associados e players internacionais durante o RioContentMarket – maior encontro latino-americano do segmento.

O Espaço Sistema FIRJAN recebeu delegações internacionais – Chile, Argentina e Paraguai – e nacionais – Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao longo do evento foram realizados oito pitchs no local, além de debates com representantes de empresas com atuação nos Estados Unidos. Após os encontros, técnicos da Agência Nacional do Cinema (Ancine) ofereceram suporte a empresários, esclarecendo questões relativas a financiamento internacional de projetos.

“A presença dessas delegações indica que o audiovisual fluminense está no radar das produtoras internacionais, além de abrir diversas possibilidades de negócio a médio prazo. É um passo importante para aumentarmos a inserção internacional de nossas criações”, avalia Helena Sroulevich, diretora do Sicav e sócia da Caribe Produções.

Alessandra Cabral, coordenadora de Desenvolvimento Setorial da Federação, acredita que o evento foi uma excelente oportunidade de aproximação e conexão para os produtores fluminenses: “Entre os desdobramentos esperados está o aumento de coproduções internacionais. Este ano focamos o diálogo com empresários da América Latina e de outras regiões do Brasil”.

Gabriel Flores Durán, produtor da Deserto Filmes, já tem uma longa história de coproduções internacionais. Ele acredita ser fundamental para os produtores brasileiros conhecerem o mercado sul-americano: “Consegui participar de encontros de negócios e, além de fazer networking, saí com a possibilidade de futuras parcerias. Quando um projeto nasce com uma coprodução internacional, ele tem muito mais chances de viajar ao redor do mundo”.

Palestras apresentam panorama do setor

No lounge do Sistema FIRJAN, empresários participaram de palestras técnicas que apresentaram uma visão global sobre temas estratégicos para o mercado audiovisual. Nas sessões chamadas de “Get Together”, estiveram em foco as perspectivas da Amazon para 2017, detalhadas por Ryan Pirozzi, executivo de Licenças para TV para as Américas da empresa, e Ani Haftvani, compradora de Conteúdo da Amazon Prime Video.
 

ic_rcm-palestra-guto-graca_veneza.jpg
Guto Graça, diretor da DataScript, foi um dos palestrantes no Espaço Sistema FIRJAN | Foto: Fabiano Veneza


Robert Muller, advogado da Cypress LLP, abordou questões legais, propriedade intelectual e cadeia de direitos no mercado norte-americano, assuntos de grande interesse do empresariado fluminense. David Royle, por sua vez, comentou sobre a atuação da Smithsonian Channel, que apresenta uma programação com especiais e séries de longa duração sobre ciência, natureza, cultura e história.

Tendências em novos hábitos de consumo foram abordadas nos três dias do evento. Luis Felipe Barros, da WDS Studios, focou sua palestra em oportunidades da internet.  Guto Graça, diretor da DataScript, apresentou perspectivas do mercado de novas mídias. No último dia, o assunto foi debatido por Antônio Jorge Alaby Pinheiro, professor da PUC e CEO da Midia 1.

Quem passou pelo Espaço Sistema FIRJAN também pôde conhecer novas estéticas do audiovisual, tema de palestras de André Scucato, analista técnico Setorial da Federação, em 9 de março. Ele detalhou novas possibilidades técnicas para o processamento de imagens.

Na ocasião, Fernando Rezende, coordenador de Educação Profissional do SENAI, apresentou os cursos profissionalizantes voltados ao mercado audiovisual. Para aqueles que já estão no mercado, o Sistema FIRJAN oferece o curso de Gestão Executiva para o Setor Audiovisual, promovido pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL).

A capacitação é voltada a líderes de produtoras, desenvolvendo conhecimentos e habilidades gerenciais necessárias às diretrizes de crescimento das empresas e do setor. As inscrições para o curso já estão abertas. As aulas ocorrerão duas vezes por semana de 18 de abril a 18 de julho.

O RioContentMaket aconteceu de 8 a 10 de março, no hotel Windsor da Barra da Tijuca.

Saiba mais sobre o curso Gestão Executiva para o Setor Audiovisual

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida