Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Sistema FIRJAN

FIRJAN considera acertado anúncio de novos projetos incluídos no PPI

23/08/17 19:32  -  Atualizado em  23/08/17 19:37

O Sistema FIRJAN considera um grande acerto o anúncio dos novos projetos incluídos no Programa de Parcerias de Investimento (PPI). O ajuste fiscal e a retomada do crescimento econômico estão condicionados a uma combinação de adequação das despesas públicas com ações estruturantes como um plano de privatizações e concessões.

As concessões de rodovias, aeroportos e do setor elétrico incluídas no PPI sinalizam um estímulo à melhoria dos serviços de infraestrutura, indispensáveis para trazer redução de custos e melhoria na eficiência do setor produtivo. A maior participação da iniciativa privada terá efeito decisivo na retomada da economia.

Em 2015, quando teve início o maior ciclo recessivo da história brasileira, a FIRJAN apresentou uma proposta para venda de ativos públicos, com foco nos setores bancário e de infraestrutura. Tal iniciativa permitiria uma geração de receita de 4% do PIB, em contribuição para o ajuste fiscal.

Mais recentemente, em 2017, a FIRJAN destacou a importância das concessões e privatizações para a recuperação fiscal do Estado do Rio de Janeiro. Um estudo da Federação aponta que um plano de concessões e privatizações tem potencial de atrair mais de R$ 22 bilhões com 33 projetos de concessão de competência do estado.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida