Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento encerra com premiação de alunos

Grupo de medalhistas da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

Grupo de medalhistas da etapa estadual da Olimpíada do ConhecimentoFoto: Renata Mello

06/10/17 12:20  -  Atualizado em  06/10/17 18:29

A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017 chegou ao fim com a premiação de estudantes em 19 ocupações profissionais. Dessas, 16 modalidades podem levar alunos para as fases nacionais e internacionais da competição, previstas para 2018 e 2019, respectivamente. Além disso, foram premiados alunos de oito cursos técnicos numa avaliação prática da modalidade no estado do Rio. Segundo Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN, o ponto principal da Olímpiada é contribuir para a formação profissional dos estudantes.

“Por meio da educação, podemos mudar uma comunidade, um estado e um país. Estamos fazendo o possível para universalizar o acesso ao conhecimento, ajudando no aprimoramento contínuo de nossos alunos”, afirmou.
 

oc_conteudo2
Para Eduardo Eugenio, a educação pode transformar a vida dos estudantes. // Foto: Renata Mello


Leonardo Rodrigues, campeão da WorldSkills 2015, na categoria Joalheria, foi o apresentador do evento. O ex-aluno do SENAI contou como a participação na Olimpíada do Conhecimento mudou o rumo da sua vida. “A partir dela, consegui fundar minha própria marca de joias e seguir como empreendedor. Se mudou a minha vida, pode mudar a de outros jovens também”, contou.

Representante do SENAI Rio na WorldSkills 2017, na modalidade Construção em Alvenaria, Silvio Crispim concordou com Leonardo. “Com muito esforço, consegui chegar ao mundial. Espero trazer mais uma medalha para o SENAI este ano. De qualquer forma, a experiência já valeu a pena até o momento”, disse. A etapa internacional acontece de 15 a 18 de outubro.

Fase estadual

No total, 560 alunos de 28 unidades do SENAI do estado do Rio competiram na etapa escolar, dos quais 172 participaram na etapa estadual. Os dois primeiros colocados em 16 modalidades poderão, conforme critérios do regulamento, participar de treinamento para competir na etapa nacional, em que precisarão manter notas mínimas em simulados para definição dos representantes do SENAI Rio. 

Também como parte do torneio, foram feitas avaliações práticas de oito cursos técnicos, definidas estrategicamente de acordo com o mercado de trabalho do Rio de Janeiro, processo alinhado ao SAEP (Sistema de Avaliação de Educação Profissional), que mede a qualidade de ensino do SENAI em todo país. 

Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional do SENAI, a etapa estadual foi um sucesso, por conter diversos aspectos novos, como a inclusão de novas ocupações e a avaliação técnica dos cursos: “Agora, vamos analisar os resultados para pôr em prática aperfeiçoamentos no nosso ensino e ter resultados ainda melhores na próxima fase”.

O evento de premiação da Olimpíada do Conhecimento 2017 aconteceu em 5 de outubro, na sede do Sistema FIRJAN. 

Clique aqui e veja a lista de vencedores.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida