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Comércio exterior: seminário orienta empresas a identificar novos mercados

Seminário abordou temas como e-commerce, classificação de produtos e ferramentas que ampliam a visibilidade de produtos no mercado externo

Seminário abordou temas como e-commerce, classificação de produtos e ferramentas que ampliam a visibilidade de produtos no mercado externoFoto: Vinicius Magalhães

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Publicado em 23/03/2017 14:04  -  Atualizado em  23/03/2017 14:07

Identificar as oportunidades de exportação é, cada vez mais, fator estratégico para empresas. Para estimular a participação da indústria fluminense no mercado internacional, especialmente das empresas iniciantes no comércio exterior, o Sistema FIRJAN promoveu seminário que abordou temas como e-commerce, classificação de produtos e ferramentas que ampliam a visibilidade de produtos no mercado externo.

Cecília Gomes, consultora de Comércio Exterior dos Correios, apresentou o portal Invest & Export Brasil, criado pelos Ministérios das Relações Exteriores (MRE); do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A plataforma reúne acervo de informações sobre oportunidades de negócio e de investimentos, pesquisas de mercado sobre países e setores, além de abrigar um catálogo de empresas brasileiras que possibilita a divulgação de produtos nacionais no mercado internacional.

“A Vitrine do Exportador tem mais de 20 mil cadastrados participantes. Fazer parte dessa base de dados dá maior credibilidade e visibilidade às empresas, principalmente para as pequenas e para aquelas que estão entrando agora no comércio internacional”, afirmou Cecília.

Para potencializar as oportunidades internacionais, Sophia Capua, especialista em Projetos Internacionais da FIRJAN Internacional destacou a importância do comércio eletrônico para entrar em contato e fazer negócios com empresas e consumidores estrangeiros. Segundo a especialista, “cada vez mais o consumidor se sente atraído pela comodidade, facilidade de acesso, agilidade e pagamento simplificado das compras virtuais”.

O e-commerce não tem fronteiras e também aproxima as empresas de mais compradores, não importa em qual destino estejam. Sophia ainda ressaltou a importância de a empresa estruturar uma estratégia de marketing e logística, como uma boa política de frete para atração de consumidores: “Nem sempre é possível oferecer frete gratuito, mas algumas políticas podem ser muito eficazes, como a da Amazon que possibilita pagar uma quantia anual e ficar isento do frete”.

Thiago Pacheco, assistente de Comércio Exterior da FIRJAN Internacional, destacou que a inserção no comércio exterior possibilita a diversificação de mercados e a maior estabilidade face a turbulências internas. Ele destacou que a Federação oferece diversos serviços de auxílio aos exportadores.

“Nossas assessorias, capacitações e seminários munem o empresário de informações qualificadas para ele poder tomar melhores decisões. Além disso, também apoiamos as empresas que encontram problemas relativos ao comércio exterior, defendendo o interesse da indústria do Rio, e emitimos documentos que tornam o produto fluminense mais competitivo no mercado internacional, como o Certificado de Origem (CO), ou que reduzem custos tributários ou burocráticos, como o Atestado de Não Similaridade e o Ata Carnet”, explicou.

Oswaldo Ribeiro Filho, diretor da DFX, empresa de operação logística, participou do evento para se atualizar quanto às ferramentas relacionadas ao comércio exterior: “Tudo o que foi visto aqui será útil no meu dia a dia de trabalho e possibilitará a ampliação de mercados”.

O seminário “Como Identificar Mercados Internacionais” foi realizado em 21 de março, na sede da FIRJAN. 

 
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