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Coca-Cola ganha nova turma de EJA

O novo modelo educacional, adotado pelo SESI desde março, alia tempo e trabalho, flexibilizando os horários para facilitar a participação

O novo modelo educacional, adotado pelo SESI desde março, alia tempo e trabalho, flexibilizando os horários para facilitar a participaçãoFoto: Divulgação

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Publicado em 10/07/2018 18:25  -  Atualizado em  12/07/2018 16:51

Mais 30 trabalhadores da Coca-Cola iniciam hoje (5/07), em Nova Iguaçu, o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido pelo SESI, por meio de convênio  com a empresa. Trata-se da segunda turma aberta este ano, nas próprias unidades da multinacional. A primeira, em Jacarepaguá, começou em junho. No total, já são 60 vagas, número que tende a aumentar nos próximos meses.


Todos estão vivenciando o novo modelo educacional, flexível e personalizado, adotado pelo SESI desde março. “Fizemos uma reformulação para permitir uma imersão mais significativa do aluno no processo de aprendizagem. A personalização  tende ao nosso objetivo maior, que é permitir que os trabalhadores concluam o Ensino Médio”, explica Luciana Marinho, coordenadora da Divisão Pedagógica da Gerência de Educação Básica do SESI.

O novo modelo alia tempo e trabalho, flexibilizando os horários para facilitar a participação. Além disso, o EJA aplica a metodologia de reconhecimento de saberes, que aproveita a vivência cotidiana e os aprendizados anteriores do aluno na prática educacional. O conteúdo busca ainda relacionar temas próximos da realidade dos colaboradores.

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A mesma metodologia semipresencial é adotada nas quatro unidades do SESI onde o EJA é oferecido – Santa Cruz, Duque de Caxias, São Gonçalo e Volta Redonda –, que juntas atendem atualmente colaboradores de outras 20 empresas, como Tupperware, Carta Fabril, CSN e Comlurb.

Já o contrato com a Coca-Cola prevê duração de dois anos, período em que novos alunos poderão se juntar ao grupo. O tempo de conclusão varia conforme a disponibilidade de cada trabalhador para frequentar as aulas presenciais; buscar atendimento individualizado, sempre que necessitar; e cumprir as atividades, que podem ser feitas até pelo aparelho celular.

“Não temos evasão; pelo contrário, ouvimos relatos empolgados de alunos dizendo que estão estudando conteúdos relativos ao seu dia a dia, que têm sido utilizados nas relações pessoais, de trabalho e de família”, afirma Luciana.

 


 

 
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