Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Firjan

Alunos da Escola Firjan SESI conquistam 94 medalhas no Canguru de Matemática 2018

15/10/18 17:50  -  Atualizado em  17/10/18 15:41

O uso de games pelo Firjan SESI Matemática, que torna o aprendizado da disciplina mais amigável, rendeu novos frutos para os alunos das Escolas Firjan SESI: a conquista de 94 medalhas no Canguru de Matemática 2018. Assim como o programa desenvolvido pela Firjan, essa olimpíada internacional apresenta proposta diferenciada, por incentivar o uso da criatividade na solução dos problemas.

“O ensino da matemática de forma lúdica, como proposto pelo programa Firjan SESI Matemática, comprovadamente gera resultados. Pesquisa feita este ano mostrou que as ferramentas do programa utilizadas nas salas de aula, como games online, aumentaram o interesse em matemática de 78,3% dos estudantes da rede”, ressalta Helio França Braga, coordenador da Divisão de Conteúdo da Educação Básica da Firjan SESI.

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, de oito das 14 escolas da rede, participaram do Canguru este ano. Os estudantes conquistaram três medalhas de ouro, 18 de prata, 32 de bronze e 41 de Honra ao Mérito. Ao todo, competiram mais de seis milhões de crianças e adolescentes – dos 7 aos 18 anos de idade – de diversos países, dos quais 620 das Escolas Firjan SESI.

 

ic_SESI-Matematica_Vinicius-Magalhaes.jpg
Arena Firjan SESI Matemática mostra como a disciplina pode ser aprendida de forma lúdica | Foto: Vinícius Magalhães

 

Disciplina útil e divertida

Segundo Braga, a sinergia do Canguru de Matemática com o programa da Firjan SESI está justamente no objetivo de mostrar que o ensino da disciplina pode ser interessante, útil e divertido. Trata-se de uma contraposição ao pensamento da matemática como difícil e abstrata.

Para atrair o interesse dos estudantes, os games digitais são um forte aliado, trabalhando o raciocínio lógico, entre outras habilidades. “Com isso, contribuímos para melhorar a educação básica, dando foco na construção de competências essenciais para a indústria”, acentua Braga.

Metodologia

O concurso Canguru sem Fronteiras é uma competição internacional que avalia os conhecimentos matemáticos de crianças e adolescentes. Para figurar no ranking, é preciso estar pelo menos entre os 3% melhores na hora de resolver de 24 e 30 testes de múltipla escolha em seis diferentes categorias etárias.

• Ouro: os que ficaram entre o 1% dos melhores resultados do país;
• Prata: os que ficaram entre os 2% dos melhores resultados do país;
• Bronze: os que ficaram entre os 3% dos melhores resultados do país.

Em agosto, visitantes do Congresso Internacional de Matemáticos, o maior do mundo nessa área e pela primeira vez no Hemisfério Sul, conheceram de perto o Programa Firjan SESI Matemática. O desafio de deixar a matemática mais amigável e próxima do cotidiano começou no Rio de Janeiro e hoje está presente em mais sete estados. Os visitantes da Arena Firjan SESI Matemática, montada no estande da instituição no evento internacional, puderam experimentar algumas das ferramentas interativas, percebendo de perto seus efeitos positivos. O Congresso aconteceu em agosto deste ano, no Riocentro, com a presença de brasileiros e estrangeiros.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida