SALA DE ESPETÁCULO - TEATRO SESI CENTRO
A viagem pelo universo da arte digital começa por uma performance multimídia com video mapping. Um software reconstrói o espaço da sala do teatro, com projeções audiovisuais que criam dimensões extras, ilusões ópticas e noções extraordinárias de movimento, com direito a depoimentos de profissionais envolvidos no projeto. Uma experiência única que marca o início da jornada.
* Distribuição de senhas por ordem de chegada, na bilheteria do teatro, a partir das 18h30.
O mercado do audiovisual no Brasil está aquecido. Iniciativas governamentais e o crescente interesse de distribuidoras e canais de televisão pela produção nacional injetaram mais investimentos na área, fazendo aumentar a quantidade de produções, incluindo séries, animações e filmes. Tudo isso tem gerado boas oportunidades de negócios, mas as empresas do setor ainda enfrentam desafios.
FOYER - TEATRO SESI CENTRO
Coquetel para o público presente com concerto audiovisual da dupla Diego Bragança e José Hesse.
Uma mostra interativa com diversas tecnologias, incluindo holoprisma, projeção interativa RFID e tela multitouch com games interativos. A visitação é gratuita.
* Aberto ao público.
Do início da TV aos drones e câmeras móveis, o audiovisual foi dramaticamente transformado nas últimas décadas. No Brasil, o setor cresceu em representatividade e é uma referência global na produção de conteúdo. A evolução continua e as tendências são muito promissoras.
* Distribuição de ingressos no teatro, por ordem de chegada, a partir das 8h30. Se preferir, garanta sua presença pelos telefones 0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio) ou 4002 0231 (custo de ligação local). As reservas são válidas para toda a programação do dia.
SALA 1 – SENAI LARANJEIRAS
A oficina usa exemplos como o do filme norte-americano “Psicose”, de Alfred Hitchcock, para apresentar o conceito básico de como contar histórias. Alexandre leva em conta as artimanhas para capturar, manter e premiar a atenção em um ambiente fechado, com som controlado e cerca de duas horas de duração. Um encontro com Alexandre d'Albergaria, publicitário com passagem por agências como DM9, Leo Burnett [Chicago, Lisboa e Madrid] e pela TV Globo, mas que recentemente largou essa vida de “criativo” para se dedicar a produções de audiovisual para os mais diversos meios.
Vagas esgotadas.
ESTÚDIO DE SOM – SENAI LARANJEIRAS
Criação de pequenas vinhetas de rádio, propagandas e spots no Estúdio de Som do SENAI Laranjeiras. A atividade acontece através de um roteiro estabelecido pelo participante.
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SALA DE ESPETÁCULO – TEATRO SESI CENTRO
Na medida em que as pessoas se tornam cada vez mais conectadas e multitela, é fundamental que marcas e negócios acelerem sua capacidade de entregar conteúdos relevantes e contextuais, seja na TV, no computador, no smartphone ou no tablet. As informações disponíveis em tempo real e em grande quantidade tornam a tarefa de desvendar o comportamento humano um novo desafio.
Participantes: Rivo Soares [Tim] e Eduardo Barbato [Agência 3].
O audiovisual está diretamente ligado à produção publicitária. A Publicis Brasil, parte de um dos mais importantes grupos globais de agências, apresentará casos de sucesso e histórias premiadas e inspiradoras.
Cada vez mais o monólogo publicitário perde relevância frente a experiências marcantes, que são capazes de gerar utilidade e entreter. O audiovisual é um recurso poderoso para a construção de marcas e, inserido na cultura digital, transforma tecnologias e ativações em ferramentas poderosas na busca por mentes e corações de consumidores.
Participantes: Adhemar Oliveira [Espaço Cinema Itaú], Pedro Curi [ESPM RJ] e Taíssa Laborne [Grupo Trigo].
Reflexões e perguntas sobre os temas dos painéis e palestras realizados, para debate com a plateia.
Mediação: Edmar Bulla
A relação dos meios de massa tradicionais, como a TV, com os novos meios digitais ficou intimamente ligada após o advento da internet. Para mostrar o alcance e a participação das telas pelas quais o audiovisual é transmitido, o Kantar IBOPE Media apresenta números e oportunidades do setor.
O audiovisual foi revolucionado na era digital em todas as suas expressões: música, cinema, artes plásticas, conteúdo colaborativo e tantas outras vertentes. As oportunidades geradas pelo conceito transmídia e a revolução de modelos tradicionais são parte do debate que irá explorar cases, inovação e os resultados esperados.
Participantes: Adriana Dutra [Inffinito], Fabiana Gabriel [GNT] e e Erica Campbell (L’Óreal).
A oficina aproxima o programador iniciante ou modelador 3D das plataformas e frameworks utilizados no desenvolvimento de aplicações em realidade virtual. Dividida em quatro etapas, a atividade apresenta os conceitos básicos, as ferramentas e apresenta três estilos de aplicação da tecnologia. Ao final, os participantes terão a oportunidade de desenvolver sua própria versão ou adaptação.
SALA 2 – SENAI LARANJEIRAS
A oficina aborda as diversas formas de interação entre som e imagem, desde as primeiras experiências no século XVIII, em que artistas construíram instrumentos chamados “color organs”, passando pela pintura e o cinema abstrato do início do século XX e as performances audiovisuais contemporâneas. Na segunda parte da oficina os alunos são introduzidos a alguns softwares para produção e mixagem de imagens ao vivo, explorando as técnicas e conceitos apresentados. Ideal para quem trabalha com artes visuais, música, cinema, vídeo e design.
A Coca-Cola Brasil esbanjou criatividade e inovação nas Olimpíadas Rio 2016 e vai apresentar todo o contexto da produção audiovisual, equipes, parceiros envolvidos e os resultados obtidos nesta história de sucesso.
Após uma palestra de 60 minutos sobre produção de roteiros e suas aplicações no meio digital, Hana Vaisman promove uma oficina de boas práticas de roteiro web, para aplicação dos aprendizados com os participantes. Os alunos serão divididos em grupos.
Audiovisual não é somente ver e ouvir, mas também sentir, perceber e se emocionar. Os diferentes recursos e as possibilidades trazidas pela experiência sensorial, apresentados aqui, vão ampliar o senso comum sobre as ativações audiovisuais.
A oficina usa exemplos como o do filme norte-americano “Psicose”, de Alfred Hitchcock, para apresentar o conceito básico de como contar histórias. Alexandre leva em conta as artimanhas para capturar, manter e premiar a atenção em um ambiente fechado, com som controlado e cerca de duas horas de duração. Um encontro com Alexandre d'Albergaria, ex-publicitário com passagem por agências como DM9, Leo Burnett [Chicago, Lisboa e Madrid] e pela TV Globo, mas que recentemente largou essa vida de “criativo” para se dedicar a produções de audiovisual para os mais diversos meios.
ESTÚDIO DE LUZ – SENAI LARANJEIRAS
A oficina apresenta as principais funções exercidas pelos profissionais do cinema, suas produções marcantes e aplicações de suas competências no dia-a-dia.
Um olhar histórico recente é capaz de traduzir a profunda tranformação pela qual tem passado a indústria musical. A profusão de mídias, modelos de negócio e formatos rompeu paradigmas, e novos caminhos continuam sendo explorados. Executivos vão debater quais são as oportunidades, os desafios e próximos passos desse setor.
Participantes: Zanna [Zanna Sound], Luis Justo [Rock in Rio], Fátima Pissarra [Vevo] e Danillo Ambrosano [Universal Music].
Representante da Universal Music, maior gravadora da indústria fonográfica do mundo, fala sobre a inteligência audiovisual na contemporaneidade.
O poder da comunicação, seja ela verbal, seja não verbal, é capaz de transformar a maneira como as pessoas pensam e agem. Os casos compartilhados nesta sessão mostram como uma empresa de seguros pode abordar temas delicados de forma inusitada e positiva, utilizando o audiovisual como ferramenta poderosa da relação cliente-empresa.
Histórias conectam, encantam e inspiram. Contar histórias é a forma mais antiga de transmitir informação e conhecimento e, talvez, hoje, a mais desafiadora para marcas e negócios. A arte do diálogo entre marcas e pessoas passa pela utilização plena de recursos audiovisuais. Exemplos de ativações de sucesso serão compartilhados, mostrando como é possível orientar positivamente a vida das pessoas através de histórias, e não de campanhas.
Participantes: Marcelo Pascoa [Coca-Cola], Valter Cavalcanti [VOCS] e Tullio Nicastro [Mutato].
Precursor do cinema, o fenaquistocópio foi criado pelo cientista Joseph Plateau entre 1828 e 1832. Com um pequeno circuito elétrico e um motor DC, os participantes farão uma engrenagem que moverá discos com desenhos em posições diferentes e que, ao serem girados, criarão a ilusão do movimento. O resultado é capturado por uma câmera digital, em tempo real, e projetado através do Isadora, um software de criação multimídia. Assim, tecnologias de séculos diferentes são utilizadas em uma mesma experiência audiovisual.
O Arduino é uma ferramenta de programação eletrônica com código livre, voltada para o desenvolvimento de projetos artísticos e automação de dispositivos sonoros e visuais. Tem como características a fácil aprendizagem, o baixo custo e uma intensa comunidade de usuários ao redor do mundo. O curso introduz as funcionalidades básicas da plataforma e ensina os participantes a desenvolverem seus próprios projetos criativos. Não é preciso ter conhecimento prévio na área e os equipamentos específicos já estão inclusos.
Há uma mudança em curso na produção de conteúdo. Agora, marcas também geram conteúdo, estimulando uma força poderosa de criadores e curadores de conteúdo e novas plataformas audiovisuais. Produtoras vão compartilhar aprendizados e oportunidades sobre como os novos hábitos de consumo de conteúdo e mídia têm afetado a produção audiovisual.
Participantes: Eduardo Tibiriça [Bossa Nova], Fábio Trevisan [Conspiração Filmes] e Janaína Augustin [O2 Filmes].
Após uma palestra de 60 minutos sobre criação digital e suas aplicações nos diversos meios de comunicação, Janaína Augustin promove uma oficina de boas práticas de criação digital, para aplicação dos aprendizados com os participantes. Será feita uma divisão em grupos, em que cada um dos alunos será responsável por aplicar os aprendizados em um touchpoint específico: televisão, mídias sociais, web, Youtube, etc.
Participantes: Giuliano Chiaradia [YDreams Global], André Scucato [Sistema FIRJAN] e Simone do Vale [pesquisadora].
FOYER – TEATRO SESI CENTRO
Maratona hacker
Tema: Realidade virtual/aumentada.
Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos participantes.
* Distribuição de senhas por ordem de chegada, na bilheteria do teatro a partir das 15h.
Primeiro lugar: R$ 8 mil. Segundo lugar: R$ 4 mil. Terceiro lugar: bolsa de estudos no SENAI Laranjeiras.
Coquetel para o público presente com a apresentação de minimalismo, glitch e experimental de Diego Bragança.
SESI Cultural Rio