Portal Sistema Firjan
menu

Educação Executiva

Finanças Corporativas e Fontes de Financiamento

  • Período do curso

    A definir

  • Carga horária

    16h

  • Horário

    A definir

  • Formato das aulas

    On-line e ao vivo

  • Inscrições até

    Encerradas

  • Investimento

    R$ 291,00**

*Aulas on-line e ao vivo.nos dias 08/05, 15/05, 22/05, 29/05 e 05/06  
**Valor total, sem desconto de empresa associada.

 Objetivo do curso

Apresentar os conceitos-chaves no entendimento de finanças corporativas e os desafios empresariais neste âmbito, casos práticos e ilustrativos dos mesmos conceitos e estimular o debate e a troca de experiências entre os participantes, além de ferramentas e técnicas que auxiliem o entendimento e a aplicação dos conceitos apresentados.

Para quem se destina: Programa para Gestores de Micro, Pequenas e Médias Empresas

O programa surgiu a partir da escuta ativa realizada pela Firjan IEL aos empresários de pequenas e médias empresas do estado do RJ, com o objetivo de identificar as necessidades dos líderes no que tange à gestão de negócios.

9 módulos em diferentes temáticas e o gestor pode cursar um ou mais módulos de forma independente. Clique aqui e conheça os outros módulos.

16 horas por módulo

Formato on-line: síncrono e assíncrono

O gestor escolhe seu caminho de aprendizagem

Uso e disponibilização de ferramentas práticas

Conteúdo programático

  • 01. Gestão de finanças corporativas dos negócios

    Demonstrativos Econômico- Financeiros (DRE, Balanço e Fluxo de Caixa);
    Técnicas e análises econômico-financeiras a partir dos Demonstrativos Econômico-Financeiros;
    Planejamento e Orçamento Empresarial;
    Acompanhamento Orçamentário: Análise Vertical e Horizontal
    Capital de Giro: utilização e necessidades
    Gestão de custos e despesas: técnicas e análises de custos e margens

  • 02. Gestão de estrutura de capital e análise de investimentos nos negócios

    Estrutura de Capital Empresarial: Capital Próprio e de Terceiros;
    Fluxo de Capital aplicado a investimentos;
    Ferramentas e técnicas na análise de investimentos (TIR, Payback, VPL);
    Principais fontes de financiamento disponíveis no sistema financeiro nacional;
    - Requisitos gerais para participação em editais;
    - Elaboração de projetos de investimentos;
    - Identificação e avaliação de oportunidades e riscos.

Resultado esperado

Ao final do módulo, o participante deverá ser capaz de:

- Identificar os principais demonstrativos econômico-financeiros de uma empresa;
- Desenvolver análises que permitam avaliar a situação econômico-financeira do negócio;
- Elaborar o planejamento e acompanhamento orçamentário empresarial;
- Identificar as necessidades de capital de giro empresarial
- Elaborar análises de custo e margem;
- Entender os fundamentos da estrutura de capital empresarial;
- Conhecer e saber aplicar as principais técnicas de análise de investimentos;
- Conhecer as principais fontes de financiamento e aspectos envolvidos.

Benefícios

Aulas síncronas On-line e ao vivo, com interações entre os participantes, facilitando a formação de networking e a troca de experiências.

Atividades assíncronas Materiais complementares para
aprofundamento, exercícios práticos, além de ferramentas para a aplicação do conhecimento na empresa
.

Metodologia

O plano de aula relacionará os objetivos de aprendizagem, os tópicos a serem explorados no conteúdo e as estratégias e recursos de aula para todas as etapas de capacitação previstas: síncronas e assíncronas. Com relação às estratégias e recursos, contará com metodologias ativas, centradas no aluno, com adoção de Estudo de caso – problema, análise e solução, além de discussões de conceitos em grupos e em plenária virtual.

Docentes especializados Corpo docente formado por especialistas com experiência de mercado que te ajudarão a aplicar o conhecimento de forma prática.

Corpo Docente

firjan-iel-docente-edson-muylaert.png.png Edson Muylaert 

MBA em Finanças pelo Coppead UFRJ, certificação em Gestão de Negócios pela Universidade da Califórnia, graduação em engenharia mecânica-aeronáutica pelo ITA. Ao longo de mais de 20 anos de carreira no Brasil e no exterior, atuou como consultor ou executivo nas indústrias de Saúde Suplementar, Petróleo e Gás, Mídia e Entretenimento. Atuou nas consultorias AT Kearney, Sch qlumberger Business Consulting e Accenture. Desenvolveu e liderou práticas em (i) planejamento e gestão financeira/orçamentária, (ii) planejamento e gestão estratégicos, (iii) inteligência competitiva, (iv) gestão de projetos, (v) redesenho/gestão de processos de negócio, (vi) dimensionamento organizacional. Desenvolve e ministra programas de capacitação e desenvolvimento em: Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, Inovação, Gestão de Projetos. Conduz serviços de consultoria em estratégia, processos, inovação e gestão empresarial.

Como se inscrever

Pessoa Física

Lideranças formais e informais que desejam realizar a inscrição e pagamento pelo curso por conta própria, sem intermédio de uma empresa. Para isso, precisam realizar sua inscrição preenchendo o formulário.

Pessoa Jurídica

Empresas que desejam inscrever um ou mais colaboradores no curso.

Modalidades de contratação:
• Inscrição de colaborador(es) em uma turma compartilhada ou
• Fechamento de turma para um setor/área da empresa com adaptação de alguns conteúdos à realidade do negócio (curso on-line in company).

As inscrições nas duas modalidades podem ser feitas pelo formulário.

Investimento por participante*

De empresa
Associada
ao Sindicato
Regimental** Associada ao
CIRJ*** 
Não associada
R$ 238,00 R$ 247,00 R$ 256,00 R$ 291,00
O valor do curso com desconto será encaminhado por e-mail após a realização da inscrição.
** Empresas com classificação CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de indústria.  
*** Empresas que fazem parte da cadeia produtiva, fornecendo ou prestando serviços para a indústria.

Forma de pagamento

  • Cartão de Crédito (via link de pagamento on-line)

  • Boleto Bancário

Após a confirmação da inscrição, a opção selecionada de pagamento será enviada por e-mail (cartão de crédito ou Boleto Bancário).

Processo de matrícula

  • Inscrição Preenchimento do formulário de inscrição pelo participante.

  • Pagamento Recebimento do boleto* ou link de pagamento. Vamos enviar a confirmação do pagamento por e-mail.
    * Boleto com prazo de 7 dias úteis para emissão.

  • Matrícula Após confirmação do pagamento, aluno será automaticamente matriculado no curso.

Perguntas frequentes

  • 01. Como faço a inscrição no curso?

    As inscrições podem ser realizadas pelo formulário, localizado no início desta página. Consulte o item “Como se inscrever” para maiores detalhes

  • 02. Que valor pagarei pelo curso?

    O valor do curso é determinado pelo tipo de vínculo que a sua empresa tem com a Firjan. No item “Investimento por participante”, estão listados todos os descontos possíveis. Se desejar, você poderá enviar um e-mail com o CNPJ e a razão social da sua empresa para iel.educacao@firjan.com.br para saber o valor exato que pagará pelo curso. O valor do curso e a informação sobre o desconto também serão encaminhados por e-mail, após a realização da inscrição pelo formulário. Caso tenha interesse em associar a sua empresa à Firjan para obter benefícios, acesse: https://www.firjan.com.br/associese/default.htm.

  • 03. Quais são as formas de pagamento?

    Pessoa Física: o pagamento pode ser realizado ou por cartão de crédito, por meio do envio de link de pagamento on-line, ou por boleto bancário. As orientações sobre a forma de pagamento que escolher (cartão ou boleto) serão enviadas para o email cadastrado no momento da inscrição em até 2 dias úteis. O prazo de vencimento do boleto é de até 7 dias úteis após a data de emissão. Caso opte por cartão de crédito (via link de pagamento on-line) o pagamento será feito através da MaxiPago.

    Pessoa Jurídica: o pagamento é faturado para a empresa de acordo com a negociação estabelecida e registrada em proposta comercial. Neste caso, será emitido um boleto bancário para pagamento com vencimento acordado entre as partes.

  • 04. Existe algum tipo de processo de seleção após a inscrição no curso?

    Não há processo seletivo. Os cursos de Educação Executiva da Firjan IEL são destinados a gestores e líderes formais e informais de empresas. Durante o preenchimento do formulário de inscrição, o participante deve informar se está de acordo com o perfil. Caso não se enquadre no público-alvo, encaminhamos para os cursos da Educação Profissional da Casa Firjan: https://casafirjan.com.br/educacao/cursos.

  • 05. O curso precisa de um quórum mínimo para acontecer?

    Sim, a confirmação do curso está condicionada ao alcance de um número mínimo de matrículas. Caso esse número não seja atingido, o curso poderá ser adiado ou cancelado.

  • 06. Quais são os procedimentos de cancelamento de matrícula?

    O participante que cancelar sua inscrição até a data de início do curso será ressarcido em 100% (cem por cento) dos valores efetivamente pagos. O participante que cancelar sua inscrição com o curso já iniciado será ressarcido proporcionalmente, de acordo com a carga horária cursada. O ressarcimento, prioritariamente e por razões de segurança, será efetuado por depósito bancário no prazo de até vinte dias úteis, contados da data do requerimento. O pedido de cancelamento deverá ser encaminhado para o e-mail iel.educacao@firjan.com.br. Não haverá restituição do valor pago tampouco transferência para outra turma caso o participante não ingresse no curso e não efetue o cancelamento antes do início do mesmo.

  • 07. Como faço para me inscrever em mais de um curso?

    Você precisará entrar na página de cada curso do seu interesse e preencher o formulário de inscrição correspondente ao título, clicando no botão “Inscreva-se”, localizado no início da página. Para visualizar nosso portfólio completo, acesse: https://www.firjan.com.br/iel/educacaoexecutiva/educacaoexecutiva.htm.

  • 08. Se eu não efetuar o pagamento do boleto bancário no prazo tem alguma multa?

    O participante e/ou empresa responsável que deixar de efetuar o pagamento até a data do vencimento da parcela incorrerá em mora, e o valor devido será acrescido de juros de 1% (um por cento) ao mês e multa moratória de 2% (dois por cento). Caso o participante permanecer inadimplente, a Firjan IEL poderá, a seu critério, solicitar a inscrição do seu nome em entidade de proteção ao crédito ou protesto na forma da lei.

  • 09. Qual é a infraestrutura necessária para realizar o curso?

    Para realizar as aulas, é necessário que o participante disponha de um computador com acesso à Internet, que lhe permitirá ingressar nas plataformas de ensino, realizar atividades complementares e participar de aulas on-line sem prejuízo do conteúdo.

Não encontrou sua dúvida acima? Entre em contato conosco por e-mail (iel.educacao@firjan.com.br) que te auxiliaremos

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida