PESQUISA

ESCOLHA O ANO


ESCOLHA O ESTADO


ESCOLHA O MUNICÍPIO


ESCOLHA O SEGMENTO

ESCOLHA A PROFISSÃO

Compartilhe esta página usando o endereço abaixo:
LOCALIZAÇÃO

Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil


Nas últimas décadas, as empresas não só passaram a reconhecer a importância da criatividade como insumo de produção, como também perceberam seu papel transformador e estratégico no sistema produtivo. Por isso, desde 2008, o Sistema FIRJAN publica o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil: um estudo que acompanha bianualmente os movimentos da classe criativa brasileira, contemplando as 27 unidades da federação.


O Mapeamento da Indústria Criativa de 2016 cobre o período entre 2013 (ano da última publicação) e 2015 e tem como cenário um período de profunda crise econômica nacional. Assim, o objetivo do trabalho vai além de atualizar as estatísticas, propondo-se a identificar como se comportou a Indústria Criativa no Brasil nesse período de crise. Seriam de fato profissionais criativos estratégicos à atividade econômica num momento de necessária diferenciação de produtos e serviços?


Preencha o formulário e baixe a nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa


Formulário



No box ao lado é possível consultar os movimentos da Indústria Criativa para todos os mais de 5 mil municípios brasileiros, com dados referentes à quantidade de postos de trabalho, remuneração e o grau de escolaridade média das profissões criativas no Brasil.


As profissões são apresentadas em treze segmentos criativos: Arquitetura, Artes Cênicas, Audiovisual, Biotecnologia, Design, Editorial, Expressões Culturais, Moda, Música, Patrimônio e Artes, Pesquisa & Desenvolvimento, Publicidade e TIC.



Gerência de Pesquisa e Estatística: envie um e-mail para pesquisas@firjan.com.br